sábado, 25 de junho de 2011

CANDIDATURA DO PROFESSOR ROGÉRIO ROSA - CHAPA MORALIZAÇÃO E DEMOCRACIA

Candidatura da CHAPA 06
Moralização e Democracia

Prof. Rogério Rosa
Diretor-Geral 2011/2015
Prof. Donato Vitelli
Vice-Diretor-Geral

CEFET-MG

Prof. Rogério Helvídio Lopes Rosa

Técnico em Química pela Escola Técnica Federal de Minas Gerais (Atual CEFET-MG).

Físico (Licenciatura Plena em Física) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Técnico em Química e Analista de Pesquisas Metalúrgicas durante 08 anos na Empresa Minerações Brasileiras Reunidas S.A.

Gerente Técnico e Administrativo do Laboratório de Pesquisas Físicas e Metalúrgicas e da Planta-Piloto de Sinterização do Centro de Pesquisas na Empresa Minerações Brasileiras Reunidas S.A.

Membro-Representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - C.I.P.A. - na Empresa Minerações Brasileiras Reunidas S.A.

Membro-Representante da Minerações Brasileiras Reunidas S.A.  no Comitê de Normalização Técnica ISO/ABNT para Ensaios Físicos e Metalúrgicos de Minérios de Ferro.

Diretor e Gerente Técnico e Administrativo na Empresa CYCLUS - Recursos Humanos e Informática - ME - durante 04 anos atuando em Informática Educativa, Treinamento e Capacitação de Professores e Projetos de Salas de Informática Educativa para Escolas.

Instrumentalista e Gerente Técnico e Administrativo durante 07 anos na Empresa Fabricante de Equipamentos Didáticos para Laboratórios de Física – Pró-Física.
Formação em Metodologias de Qualidade Total e 5S (mediador de equipes de qualidade).

Trabalhos de pesquisa publicados na área de Educação para o Ensino de Ciências e na área de Modelagem e Simulação Matemática voltada à Conformação Mecânica - Engenharia Mecânica.

Professor de Física, Coordenador de Laboratório de Física, Coordenador de Área de Ciências, Representante no Conselho de Professores, Representante no Conselho de Informática, Membro da Equipe do Núcleo de Qualidade, Elaborador de Questões de Processos Seletivos, Membro de Banca de Concursos Públicos para Professores Substitutos e Efetivos, 2º Secretário do Sindicato dos Docentes do CEFET-MG - Seção Sindical AD-CEFET-MG - ANDES, no CEFET-MG desde 1994 lotado na Coordenação de Área de Ciências - Campus I - Belo Horizonte - MG.

Sempre presente e atuante nos Debates Institucionais Participativos!

PROPOSTAS DA CHAPA 06


MORALIZAÇÃO


No momento, o CEFET-MG apresenta vários quesitos que confrontam a Legislação Federal Vigente. Assim, é imprescindível que a próxima gestão faça uma completa e transparente auditoria interna: Legal, Fiscal, Pedagógica... E, também, MORAL.

O próximo eleito PRECISA TER O COMPROMISSO de fazê-lo junto à COMUNIDADE CEFETIANA. E não é crível que alguém que participa ou participou da atual Direção Geral possa fazê-lo. Corre-se o risco de tudo ser mantido como dantes... FAREMOS DIFERENTE!

Se quisermos MORALIZAR PARA MELHOR... Precisamos do cidadão da Comunidade Cefetiana INFORMADO E COMPROMETIDO COM A MUDANÇA. Ou, simplesmente a MORALIZAÇÃO nunca ocorrerá, como até hoje não ocorreu. Novos ares administrativos, educacionais e comunitários. FAREMOS TRANSPARENTE!

Concordamos com o Dep. Durval Ângelo (Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais - ALMG)... E afirmamos: É preciso intervir, afastar toda a atual Direção Geral e apurar rápida e transparentemente! Antes que a fraude esteja consumada! A Comunidade Cefetiana necessita de um mínimo de tranqüilidade e transparência Jurídica, Acadêmica e Funcional!  Estamos convivendo com vários delitos como aliciamento e ilegalidades, além do temor institucionalizado.  Se a atual Direção Geral se reconduzir eleitoralmente e não for judicialmente afastada, tememos por dias piores!...

DE FORMA ENGAJADA E PERSISTENTE TAMBÉM ACREDITAMOS QUE...
DIAS MELHORES VIRÃO!...

DEMOCRACIA

A Democracia sempre foi uma conquista cotidiana, um processo passo-a-passo, uma luta constante, uma batalha sem fim. DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS... No CEFET-MG atual, vivemos o contrário. A Gestão da Diretoria Geral é autoritária e atua à revelia da vontade da grande maioria da Comunidade Cefetiana. A Gestão atual apresenta vários traços administrativos totalitários e arcaicos de uma minoria hegemônica... De forma alguma é uma moderna administração pública. Em geral, a Comunidade Cefetiana é, no máximo, comunicada, normalmente quando é conveniente. Para sanear e melhorar: DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.

Somente a Democracia pode viabilizar que Técnicos-Administrativos em Educação tenham acesso à progressão funcional em suas carreiras vinculados às necessidades institucionais da Comunidade Cefetiana, ocupando cargos administrativos de direção em seus respectivos setores, de forma publicamente compromissada, responsável e transparente.
Acreditamos que devemos trabalhar com a Comunidade Cefetiana para alterar os Estatutos e os Regimentos institucionais, aprofundando a TRANSPARÊNCIA e PARTICIPAÇÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL. Nosso foco administrativo pragmático estará baseado na consolidação da Participação Responsável e Técnica dos Servidores Públicos Federais em Educação no atendimento à Comunidade Cefetiana em seus vários matizes educacionais, assistências, administrativos, pedagógicos, formação profissional, etc. Nesta linha, minimizaremos a indicação de cargos administrativos realizados diretamente e somente pela Direção Geral. Em verdade, pretendemos que Toda a Comunidade Cefetiana participe!... VAMOS FAZER DIFERENTE E PARTICIPATIVO!

Com este tônus democrático e administrativo, poderemos garantir a participação responsável, engajada e informada dos alunos nas decisões importantes e que afetam toda a Comunidade Cefetiana, interna e externamente! Queremos, incentivaremos e informaremos: PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA sem manipulação e sem aliciamento de qualquer ordem e seja qual for o motivo. É preciso exemplificar a Cidadania com atitudes cidadãs e participativas bem informadas. Mobilizaremos e incentivaremos A PARTIVIPAÇÃO EFETIVA DOS PAIS, tão ausentes de nossa Comunidade Cefetiana! A Comunidade Cefetiana Efetiva possui cerca de 50.000 cidadãos. Temos Força Política! DE MÃOS DADAS PARA O FUTURO!...

Finalmente, aprimoraremos a participação dos Docentes, através de uma discussão cotidiana e permanente dos aspectos relacionados ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, envolvendo toda a Comunidade Cefetiana. Desta discussão democrática e transparente serão elaboradas publicamente as bases dos Encargos Didáticos e Administrativos de Toda a Comunidade Cefetiana, considerando seus aspectos administrativos, acadêmicos e institucionais. Os Estatutos e Regimentos Legais serão elaborados a partir destes Encargos em um processo que torne a realidade acadêmica e administrativa efetivamente amparada Legal e Juridicamente.

CEFET-MG TERÁ UM PLANO DE METAS DIGNO E REAL!
Ficheiro:Bandeira de Minas Gerais.svg


Liberdade com Informação nos permite sonhar com os pés no chão... 
Ainda que tardia!



ALINHAMENTO HISTÓRICO AO GOVERNO FEDERAL

Respeito e Conhecimento Histórico para uma Instituição Centenária. Sempre fomos alinhados historicamente com o Governo Federal e atualmente com O Ministério de Estado Federal de Educação (MEC) e O Ministério de Estado Federal de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).  Não podemos aviltar irresponsável e unilateralmente esta relação Institucional Centenária, senão estaríamos rompendo o Pacto Federativo e a relação do Estado de Direito Democrático. Não há motivo sustentável para romper com o Governo Federal!

Já fomos: Em 1909, Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais subordinados ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio; Em 1941, Liceu Industrial de Minas Gerais; Em 1942, Escola Industrial de Minas Gerais; Em 1959, Escola Técnica Federal de Minas Gerais com autonomia didática, técnica, financeira e administrativa (Período do Presidente Juscelino Kubitscheck); Em 1969, Cursos de Curta Duração de Engenharia de Operação; Em 1971, Cursos de Formação de Tecnólogos; Em 1970, Criação dos Cursos Superiores de Engenharia de Operação Elétrica e Mecânica (extintos em 1979); Em 1978, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, autarquia de regime especial, Instituição Federal de Ensino Superior Isolada; Em 1979, Criação dos Cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia Mecânica; Em 1981, Criação dos Cursos para Formação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino Médio; Em 1987, Criada a Unidade Descentralizada de Ensino do CEFET-MG em Leopoldina, atual Campus III; Em 1994, a Portaria 1.835 do Ministério de Estado Federal da Educação (MEC) reconhece o Curso de Licenciatura Plena para Formação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino Médio; Em 1995, criação do Curso Superior de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; Em 1998, criação do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; Em 1999, criação dos cursos superiores de Tecnologia em Radiologia e de Engenharia de Produção Civil... Sempre amparado à Política de Estado Federal de Educação!

A partir de 2011, SEREMOS MAIS!...

UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL MODELO PARA O BRASIL!

Esta Centenária Instituição Federal de Ensino Superior (desde 2004 - Governo Federal do Presidente Luis Inácio Lula da Silva) foi conduzida recentemente a uma situação de confronto irresponsável que estabeleceu uma Crise Institucional junto ao Atual Governo Federal da Presidenta Dilma Rousseff (economista, mineira engajada e política brasileira).
No momento em que o atual Governo Federal lança o PRONATEC como parte de sua Política Federal de Educação do Brasil para os desafios do Século XXI, o CEFET-MG foi colocado na contramão de sua História Centenária pela atual Gestão Administrativa. Esta atua REDUZINDO OS CURSOS TÉCNICOS! NÃO SÓ EM BELO HORIZONTE/MG...

No momento em que o Governo Federal do Brasil PRIORIZA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, a atual Direção Geral do CEFET-MG ESTÁ PROIBINDO LICENCIATURAS!... Neste momento crítico a Gestão do atual Diretor-Geral do CEFET-MG de conduta COMPLETAMENTE IRREGULAR, ainda alicia e manipula sem informação os Estudantes menores e também os maiores para o ENFRENTAMENTO CONTRA O MINISTÉRIO DE ESTADO FEDERAL DA EDUCAÇÃO (MEC), acusando por conduta pessoal o Ministro de Estado da Educação, Sr. Prof. Fernando Haddad e por extensão o Governo Federal e a Presidenta Dilma Rousseff!
Muito grave e preocupante esta conduta da Atual Administração Geral do CEFET-MG.

Na Proposta Cidadã desta Candidatura da CHAPA 06, será nossa primeira tarefa administrativa RECONHECER HUMILDEMENTE NOSSOS GRAVES ERROS RECENTES, OUVIR O MEC e NOS ALINHARMOS À POLÍTICA GERAL DE GOVERNO FEDERAL, MAS FAZENDO DIFERENÇA... SEREMOS A INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO MODELO na atual Política de Estado do Governo Federal!

Sabemos das dificuldades administrativas e políticas que esta atual Administração Geral do CEFET-MG criou gerando obstáculos evolutivos junto ao Governo Federal... Atualmente o Ministério de Estado da Educação (MEC) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) sabem de nossa condição crítica e irresponsável... 84% de Professores Substitutos no Ensino Superior e 54% no Ensino Médio Técnico... O CEFET-MG está completamente fora da Legislação Federal Vigente! Passamos a ser a jocosa vergonha nacional...

PRETENDEMOS REVERTER ESTE QUADRO INSTAURADO!
CONVIDAMOS TODA A COMUNIDADE CEFETIANA!
PEDIMOS UM VOTO DE CONFIANÇA E DE PARTICIPAÇÃO!
Fale conosco !
Participe ! Critique ! Dê Sugestões


Prof. Rogério Helvídio Lopes Rosa
Diretor-Geral

professorrogeriorosa@gmail.com
Twitter: @RogerRosaCHAPA6
Facebook: Rogério Rosa
Orkut: prof. Rogério Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário