terça-feira, 10 de maio de 2011

CANDIDATURA DO PROFESSOR RENATO

1 comentários:
Sr. Ávila,
Tomei conhecimento da afirmação poética:

"MAS APESAR DISSO TUDO
O CEFET TEM SOLUÇÃO
UMA VEZ QUE, EM OUTUBRO,
MUDARÁ A DIREÇÃO.
PRA CONSERTAR O CEFET
BASTA HAVER RENOVAÇÃO.

DEUS SALVE O CEFET !!!"

Sou um servidor público que desde, a posse em out/1980, preza pela eficiência, probidade e legalidade na Administração Pública.
Em 2007, apresentei denúncia contra o Diretor Geral - Flávio A Santos, por fraudes em licitações públicas realizadas no CEFET-MG, cujos processos tramitam na Justiça Federal.
Conhecedo o atual quadro de irregularidades e das ilegalidades e crimes desse diretor, gostaria que, como Administrador, Contador e Advogado, V.Sª. relatasse qual deverá ser o compromisso do futuro diretor geral dessa Escola, já que o mandato do atual diretor se encerra em out/2011, e haverá eleição em 28/junho/2011 para escolha de seu sucessor.
O presente "status quo" no CEFET-MG me preocupa bastante, e por isso mesmo decidi tomar a iniciativa de lançar, entre os Técnicos Administrativos, o Prof. Renato Pimenta como candidato a diretor geral, por, entre outros motivos, entender que essa Escola precisa dar fim às ilegalidades ocorridas na atual gestão.

José Maria da Cruz - CEFET-MG / Campus I





Belo Horizonte, 10 de maio de 2011.

Prezado José Maria,


Tomei conhecimento do seu Comentário no blog.
Com relação ao CEFET-MG, trata-se de uma Autarquia Federal, que vem sendo vítima de uma péssima Administração.
A Crise do CEFET vem apenas trazer à tona o que já se sabia. E há muito tempo.
O PROBLEMA DO CEFET É DE CARÁTER.
Não é difícil dirigir uma Autarquia Federal, como o CEFET.
Basta ser honesto, ser íntegro e cumprir a Lei.
O problema do atual dirigente é que ele não se encaixa em nenhum desses requisitos.
Como você se expressou em E-Mail encaminhado a outro servidor, em março de 2011, ao lançar a candidatura do Professor Renato, o Renato tem uma larga experiência, é muito conhecido no CEFET-MG, tanto no Campus I como no Campus II, tendo feito um excelente trabalho quando na direção da ASCEFET.
Foi membro do Conselho Diretor do CEFET, tendo tido grande atuação.

Todo mundo sabe da sua competência e da sua integridade, duas qualidades fundamentais para o exercício de cargo de direção de qualquer instituição federal, especialmente nos dias de hoje, cuja ausência de tais qualidades levou a Instituição ao “caos” administrativo em que se encontra.

O Professor Renato participou das três últimas eleições no CEFET.
Em 1999 foi o candidato mais votado. Não foi nomeado Diretor-Geral em virtude de, naquela época, existir a lista tríplice e o candidato à reeleição, que obteve a terceira colocação, ter sido o escolhido pelo Ministro.

Em 2003 o Professor Renato quase foi eleito. Obteve a segunda colocação. A diferença de votos para o candidato eleito,  que, segundo consta, foi o candidato apoiado pela direção, foi muito pequena.

Em 2007 todos nós sabemos o que ocorreu.
Muitas urnas foram impugnadas, inclusive do campus I e do campus II, o que prejudicou totalmente as eleições.
Foram “abafadas” as impugnações contendo as denúncias contra o candidato à reeleição.
O processo referente à Impugnação da candidatura do servidor Flávio Santos, candidato à reeleição, foi substituído no Conselho Diretor, pelo seu Relator.

O Professor Renato será candidato pela quarta vez.

É sempre bom lembrar que já houve um Presidente da República que somente se elegeu na 4ª candidatura. Depois foi reeleito. Saiu com o maior índice de popularidade na “história deste País”. E fez a sua sucessora.

O Professor Renato é da área de Engenharia e tem experiência na área administrativa, tem apoio do corpo docente, o que ficou comprovado em todas as eleições de que participou.

Sua candidatura atende perfeitamente os interesses dos servidores técnico-administrativos, dos docentes e dos alunos.

Segundo o Professor Renato tem afirmado com freqüência, as funções administrativas serão exercidas por servidores técnico-administrativos.

O Professor Renato tem a seu favor a competência e a integridade moral que se exige de um dirigente e que nem todos têm.

Não está comprometido com as Administrações passadas. E, muito menos, com as ilegalidades praticadas, que tanta indignação trouxeram a muitos de nós.

É livre para agir de acordo com sua consciência. E indicar quem bem quiser, pois não participa de “panelas”, não participa de “grupos”, não participa de “conchavos” e tem vasta experiência no CEFET. Conhece, com bastante profundidade, os problemas do CEFET, inclusive dos servidores.
Não tem compromisso com as irregularidades porventura praticadas por administrações passadas.

A CRISE DO CEFET veio tornar pública a necessidade de RENOVAÇÃO DA DIREÇÃO DO CEFET.
Estou ciente de que há servidores ocupantes de cargos comissionados que, oficiosamente, reservadamente, já têm se posicionado favoravelmente ao não continuísmo, principalmente agora, depois da deflagração da Crise do CEFET.

O CEFET-MG, Autarquia Federal, necessita de NOVOS RUMOS.
OS RUMOS QUE TRILHOU NÃO DERAM CERTO.

Com relação à candidatura do Professor Renato, é,        sem dúvida, a candidatura de oposição ÀS ILEGALIDADES, ÀS IRREGULARIDADES E AOS CRIMES QUE VÊM SENDO PRATICADOS PELA DIREÇÃO DO CEFET.

Você me fez uma indagação com relação aos problemas do CEFET.

Do ponto administrativo, alguns já vieram à tona. A maioria ainda está submersa. O que chegou ao conhecimento da comunidade não chega a 1 % (hum por cento). É muito maior.

Do ponto de vista de Auditoria, o Responsável pela Auditoria do CEFET era um Enfermeiro. Imagine que Auditoria teria sido essa, feita por um Enfermeiro, que era totalmente comprometido com as irregularidades praticadas pela direção.

O grande desafio da próxima direção do CEFET será adotar as providências relativas aos CRIMES COMETIDOS PELA DIREÇÃO E SERVIDORES DO CEFET, sob pena de cometer o CRIME DE CONDESCENDÊNCIA CRIMINOSA.

A atual Administração está chegando ao seu final.
De uma forma triste e melancólica. Depressiva. Mergulhada em tantas ilegalidades e escândalos. Com diversos processos judiciais em tramitação.

NUNCA, ANTES, NA HISTÓRIA DOS CEFET´s, UM DIRETOR-GERAL COMETEU TANTAS ILEGALIDADES E SAIU COM TANTOS PROCESSOS NAS COSTAS.

É preciso resgatar a CREDIBILIDADE do CEFET, que ficou tão abalada.
O que veio à tona é apenas a “ponta do iceberg”.

Os problemas do CEFET são muito mais sérios do que parecem.
O escândalo de professores substitutos é “fichinha” perto da real situação da Instituição, conforme será devidamente comprovado nas postagens posteriores.

O Professor Renato, com sua integridade moral, conhecimento da realidade do CEFET, e experiência administrativa, certamente dará NOVOS RUMOS para a ESCOLA e restabelecerá a CREDIBILIDADE DA AUTARQUIA FEDERAL.


CHEGA DE BAGUNÇA.
CHEGA DE CONFUSÃO.
PARA POR ORDEM NA CASA
O RENATO É A SOLUÇÃO.



DEUS SALVE O CEFET!!!

Atenciosamente.
 
Ávila

3 comentários:

  1. Senhores, é mais do que louvável saber que há um candidato de oposição disposto a enfrentar e combater os graves problemas que afligem o CEFET. Seria também interessante que o candidato, professor Renato Pimenta, se apresentasse rapidamente à comunidade, pois muitos ainda não o conhecem. E, além disto, talvez até através de seu blog, do qual sou seguidora desde o primeiro momento, ele pudesse apresentar de forma simples e objetiva suas propostas de gestão e seu histórico de posicionamento firme contra a atual direção ao longo dos últimos anos. Já vimos suas primeiras credenciais, e salientamos que elas realmente o colocam em condição de postular tal candidatura. Se o Senhor José Maria está correto, as eleições em 28/06/11 deixam um tempo mínimo para a campanha! Assim, como em toda eleição, escolheremos a quem participar nosso apoio com base na credibilidade tanto pessoal quanto na plataforma apresentada.

    ResponderExcluir
  2. Sabe, sei do sentimento de vocês, mas, não concordo totalmente com o que vocês postaram aqui.

    Creio ser até mesmo anti-ético a forma de se expressarem, pois dá para perceber os sentimentos particulares, sendo divulgados como verdadeiros e os de uma grande massa, mas essa não é a verdade "verdadeira".

    O fato de o Diretor Geral estar defendendo o ideal de o CEFET-MG ser transformado em UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA, não significa que o mesmo está sendo autoritário e autocrático, assim como vocês, estarem denfendendo a idéia de o CEFET-MG ser transformado em IFET, também não significa a mesma coisa.

    Se vocês DESEJAM IFET e defendem esse desejo, a ponto de tocarem sobre a dignidade de uma pessoa (o Diretor Geral), isso eu já NÃO ACHO LEGAL E HONESTO. (Me desculpem?)

    Sabe, ressentimentos não levam ninguém a LUGAR ALGUM, pelo contrário, nos destroem aos poucos e nos torna amargos, antipáticos e sem crédito diante uma comunidade culta e cheia de conhecimentos, como é o caso do CEFET-MG.

    O desejo de o CEFET-MG se transformar em UT não é um desejo EXCLUSIVO do nosso Diretor Geral, mas de muitos servidores, que merecem respeito aos seus anseios e ponto de vista, exatamente assim, como vocês merecem!

    Deixem as questões pessoais, para o íntimo de vocês e de quem senta à mesma mesa para conversar sobre as suas idéias e crenças, mas divulgar algo, que não é uma forma de pensar de uma grande maioria, sinceramente, não vejo como honesto, justo, saudável e ético.

    Opiniões existem várias, mas isso não significa que uma outra pessoa não possa criar uma nova opinião, diferente de todas já existentes e, por esse fato, ela, então, não goste de vocês.

    Opiniões divergentes não significa antipatia por sua pessoa, mas somente, é uma forma de entender as coisas de uma outra maneira, que não é igual a sua. (e isso é completamente compreensível e normal.)

    Tenho certeza que o nosso Diretor Geral NÃO MANIPULOU NINGUÉM a fazer nada contra a votade e nem por MALDADE. Mas, simplesmente denfendeu uma idéia, que não é somente a dele, mas de uma grande maioria dentro da Instituição. E isso, por acharmos ser o MELHOR PARA O CEFET-MG.

    Me desculpem, mas esse é o meu ENTENDIMENTO, que, como o de vocês, merece respeito!

    ResponderExcluir
  3. É o renato pimenta vai perder. O único que tem condições de ganhar é o josé antônio pinto do campus III. O campus II já está em grande maioria com ele, fora o interior. já ví os outros 3 debates do renata e ele é fraco de argumento e de idéias, quer transformar o cefet em senai!!!!

    ResponderExcluir